segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Obesidade X Fome X Alimentação

Feliz 2008!

Parece inacreditável, mas ao mesmo tempo que 1 bilhão de pessoas estão superalimentadas, outras 800 milhões sofrem com a fome.

Os motivos da obesidade, atualmente reconhecida como uma epidemia global, envolvem alimentação desequilibrada, alta ingestão de produtos calóricos com baixo valor nutricional, sedentarismo, comodismo, desconhecimento.

Os motivos da fome envolvem fatores ambientas como secas e desastres naturais, conflitos políticos e pobreza.

Com uma vida acelerada as pessoas recorrem a alimentos práticos, não tão saudáveis e a famosa Junk Food. Atualmente os mexicanos ingerem mais calorias de refrigerantes com açúcar do que os próprios americanos. Lembrando que açúcar = calorias VAZIAS!

Pesquisas estudam alimentos mais resistentes e nutritivos para combater a fome. A tecnologia pode estar ao lado dos desnutridos, porém ela não está sendo capaz de impedir o crescimento das circunferências abdominais.

A obesidade e a fome convivem nos mesmos países, diante da desigualdade.

Fórmulas mágicas surgem dia a dia prometendo um emagrecimento sem sofrimento ou esforço. Ok, emagrecimento não é uma tortura, mas sim um recondicionamento e exige empenho de quem se propõe. O que o indivíduo enfrentará como dificuldade será deixar para trás seus hábitos errados, juntamento com o grande consumo de gorduras, açúcares, porções excessivas, etc.

Pirâmides alimentares, horizontais e verticais, americanas e brasileiras já foram elaboradas. Todas recomendando porções ideais de cada grupo alimentar. Controvérsias sempre existiram e sempre irão existir, afinal, é assim que estudos evoluem. Realmente, as pirâmides ajudam a manter uma alimentação mais equilibrada, pois não excluem nenhum tipo de alimento, como as dietas da moda.

Restrição não é reeducação. Você sobreviveria sem aquele chocolate, aquela pizza, aquela carne? Acredite, seu organismo pedirá por eles.

Precisamos tanto de carboidratos como de proteínas e gorduras. Cada um tem um papel especial para desempenhar no nosso organismo.

Resumidamente, os carboidratos nos fornecem energia, as proteínas são construtoras e as gorduras(essas sim com algumas restrições), além de dar as mulheres aquelas curvas que os homens adoram, auxiliam no transporte de vitaminas importantíssimas.

Por isso, nunca restrinja alimentos, mas sim ingira-os em porções equilibradas, variadas e com moderação.

Lendo em uma revista, descobri alguns conselhos que desde 1959 funcionam. Um de seus criadores viveu até os 100 anos. Acho que é uma boa prova de que são verdadeiros. Por Ancel e Margaret Keys:

- Não engorde; se estiver gordo emagreça

- Restrinja as gorduras saturadas

- Prefira óleos vegetais a gorduras sólidas, mas mantenha as gorduras totais abaixo de 30% das calorias da sua alimentação

- Dê preferência às hortaliças e frutas frescas e laticínios não-gordurosos

- Evite o uso abusivo de sal e açúcar refinado

- Uma boa alimentação não depende de remédios nem de preparações extravagantes

- Exercite-se muito e faça recreação ao ar livre

Nenhum comentário: