quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Índice Glicêmico!

O Índice Glicêmico é o que diferencia os carboidratos, ou seja, indica como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado pelo organismo.

Este índice está relacionado com o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que ingerimos carboidratos, eles entram na corrente sangüínea com diferentes velocidades. Com isso, podemos classificá-los de acordo com a velocidade com que entram no sangue.
Se você ingere comidas com IG alto, o corpo lança grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose(excesso de açúcar) no sangue seja convertido e armazenado na forma de gordura.

Os alimentos de IG baixo proporcionam menos fome e mais saciedade, pois levam mais tempo para serem digeridos, mantendo os níveis de açucar baixos.

Na primeira hora depois de uma refeição de alto índice glicêmico a concentração de glicose pode ser o dobro da encontrada após uma refeição de baixo índice glicêmico, com os mesmos nutrientes e com mesma quantidade de calorias.

Dê preferência:
- Frutas: maçã, laranja, tangerina, ameixa, pêssego, pêra, uva, damasco seco, frutas vermelhas

- Carboidratos Integrais:, como arroz integral, pão integral, massa integral, cereais matinas com alto teor de fibra, aveia, etc

- Lácteos desnatados

- Carnes magras

- Soja e leite de soja

- Linhaça

- Leguminosas: feijão, ervilha, grão de bico, lentilha

- Amêndoas, Castanha do Pará, Nozes (moderadamente)

E claro, beba bastante água!




Um comentário:

A Family/Group Member disse...

I forgot what I was going to type.