quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O Índice Glicêmico!

O Índice Glicêmico é o que diferencia os carboidratos, ou seja, indica como o carboidrato é digerido, absorvido e utilizado pelo organismo.

Este índice está relacionado com o nível de açúcar no sangue.

Toda vez que ingerimos carboidratos, eles entram na corrente sangüínea com diferentes velocidades. Com isso, podemos classificá-los de acordo com a velocidade com que entram no sangue.
Se você ingere comidas com IG alto, o corpo lança grandes quantidades de insulina para tentar manter os níveis de açúcar. A insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose(excesso de açúcar) no sangue seja convertido e armazenado na forma de gordura.

Os alimentos de IG baixo proporcionam menos fome e mais saciedade, pois levam mais tempo para serem digeridos, mantendo os níveis de açucar baixos.

Na primeira hora depois de uma refeição de alto índice glicêmico a concentração de glicose pode ser o dobro da encontrada após uma refeição de baixo índice glicêmico, com os mesmos nutrientes e com mesma quantidade de calorias.

Dê preferência:
- Frutas: maçã, laranja, tangerina, ameixa, pêssego, pêra, uva, damasco seco, frutas vermelhas

- Carboidratos Integrais:, como arroz integral, pão integral, massa integral, cereais matinas com alto teor de fibra, aveia, etc

- Lácteos desnatados

- Carnes magras

- Soja e leite de soja

- Linhaça

- Leguminosas: feijão, ervilha, grão de bico, lentilha

- Amêndoas, Castanha do Pará, Nozes (moderadamente)

E claro, beba bastante água!




terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Para as mamães...

•Cerca de 25% das crianças no mundo estão acima do peso. Ou seja, um quarto da população. No Brasil esse índice é de 10%.
•A obesidade é uma doença crônica que vem acompanhada de várias outras doenças, e é caracterizada pelo excesso de acúmulo de gordura no corpo. A obesidade é o resultado de ingerir mais energia que a necessária.
•A obesidade infantil está relacionada, logo na primeira infância, com o desmame precoce e a utilização de farinhas para "engrossar" o leite das mamadeiras.
•Diferentemente do leite materno, o leite de vaca usado na mamadeira contém sódio e gordura já em excesso. É recomendável, portanto, que o recém-nascido tome o leite materno até, no mínimo, o sexto mês.

Faixa Etária X Tipo de Alimento
Até 6º mês
- Somente leite materno
6º mês - Leite materno e papa de frutas
6º ao 7º mês - Primeira papa salgada, ovo, suco de frutas
7º ao 8º mês - Segunda papa salgada
9º ao 11º mês - Aos poucos passar para comida da família
12 meses - Comida da família

Para a hora do lanche na escola:
•Os não-recomendados: Bolacha Recheada, Salgadinho, Frituras, Chocolates, Balas, Chicletes e Refrigerantes.
•Os liberados: 01 alimento do Grupo dos Pães ( bolo simples, torradas e cereais), 01 alimento do Grupo do Leite e derivados ( Iogurtes, dê preferência aos de fruta e enriquecidos com fibras), e um alimento do Grupo das Frutas.
•A alimentação na escola é importante para que a criança tenha energia suficiente para o período da aula, proporcionando capacidade de concentração e memória.
•É importantíssimo TOMAR CAFÉ DA MANHÃ! Garante o bom desempenho escolar.
•O lanche deve ser criativo e diversificado. O elabore de forma colorida. Pergunte a criança quais suas frutas preferidas, iogurte, etc.
•Dê preferência às lancheiras térmicas para melhor conservação dos alimentos!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Obesidade X Fome X Alimentação

Feliz 2008!

Parece inacreditável, mas ao mesmo tempo que 1 bilhão de pessoas estão superalimentadas, outras 800 milhões sofrem com a fome.

Os motivos da obesidade, atualmente reconhecida como uma epidemia global, envolvem alimentação desequilibrada, alta ingestão de produtos calóricos com baixo valor nutricional, sedentarismo, comodismo, desconhecimento.

Os motivos da fome envolvem fatores ambientas como secas e desastres naturais, conflitos políticos e pobreza.

Com uma vida acelerada as pessoas recorrem a alimentos práticos, não tão saudáveis e a famosa Junk Food. Atualmente os mexicanos ingerem mais calorias de refrigerantes com açúcar do que os próprios americanos. Lembrando que açúcar = calorias VAZIAS!

Pesquisas estudam alimentos mais resistentes e nutritivos para combater a fome. A tecnologia pode estar ao lado dos desnutridos, porém ela não está sendo capaz de impedir o crescimento das circunferências abdominais.

A obesidade e a fome convivem nos mesmos países, diante da desigualdade.

Fórmulas mágicas surgem dia a dia prometendo um emagrecimento sem sofrimento ou esforço. Ok, emagrecimento não é uma tortura, mas sim um recondicionamento e exige empenho de quem se propõe. O que o indivíduo enfrentará como dificuldade será deixar para trás seus hábitos errados, juntamento com o grande consumo de gorduras, açúcares, porções excessivas, etc.

Pirâmides alimentares, horizontais e verticais, americanas e brasileiras já foram elaboradas. Todas recomendando porções ideais de cada grupo alimentar. Controvérsias sempre existiram e sempre irão existir, afinal, é assim que estudos evoluem. Realmente, as pirâmides ajudam a manter uma alimentação mais equilibrada, pois não excluem nenhum tipo de alimento, como as dietas da moda.

Restrição não é reeducação. Você sobreviveria sem aquele chocolate, aquela pizza, aquela carne? Acredite, seu organismo pedirá por eles.

Precisamos tanto de carboidratos como de proteínas e gorduras. Cada um tem um papel especial para desempenhar no nosso organismo.

Resumidamente, os carboidratos nos fornecem energia, as proteínas são construtoras e as gorduras(essas sim com algumas restrições), além de dar as mulheres aquelas curvas que os homens adoram, auxiliam no transporte de vitaminas importantíssimas.

Por isso, nunca restrinja alimentos, mas sim ingira-os em porções equilibradas, variadas e com moderação.

Lendo em uma revista, descobri alguns conselhos que desde 1959 funcionam. Um de seus criadores viveu até os 100 anos. Acho que é uma boa prova de que são verdadeiros. Por Ancel e Margaret Keys:

- Não engorde; se estiver gordo emagreça

- Restrinja as gorduras saturadas

- Prefira óleos vegetais a gorduras sólidas, mas mantenha as gorduras totais abaixo de 30% das calorias da sua alimentação

- Dê preferência às hortaliças e frutas frescas e laticínios não-gordurosos

- Evite o uso abusivo de sal e açúcar refinado

- Uma boa alimentação não depende de remédios nem de preparações extravagantes

- Exercite-se muito e faça recreação ao ar livre