quarta-feira, 14 de maio de 2008

O que acontece com o que comemos??

O nosso metabolismo é responsável pela extração de energia dos nutrientes, ou seja, dos alimentos que ingerimos, sejam eles carboidratos, proteínas ou gorduras.

Essa energia retirada dos alimentos será utilizada para que o corpo realize seus "trabalhos", como respirar, fazer digestão, dormir, falar, piscar, correr, estudar, dançar, etc.

Podemos armazenar energia de duas maneiras:
- Glicogênio: Reserva hepática(fígado) de energia. É suficiente para fornecer energia por até 8 horas de jejum. É quebrado "glicogenólise" para fornecer energia para o organismo, em forma de glicose. Essa glicose é levada para as células através da insulina.

- Gordura: nossa temida inimiga gordura...! Todo EXCESSO calórico será armazenado como tecido adiposo. Tanto o excesso de carboidratos como o de gorduras e proteínas serão transformados em gordura.

Bom, vamos aos caminhos dos nutrientes:
GORDURAS ou LIPÍDIOS: Fazem parte dos componentes das membranas celulares (nossas células). Após passar pelo processo da digestão e emulsificação pelos sais biliares, as gorduras para que possam ser absorvidas são quebradas em 3 moléculas de Ácidos Graxos + 1 molécula de Glicerol. Os AG podem ser utilizados como energia para a maioria dos tecidos, ou, em caso de excesso, serem armazenados no tecido adiposo(lipogênese = gordurinhas) e o glicerol poderá participar da formação de glicose. O excesso de lipídios no sangue eleva os níveis de LDL (colesterol ruim - em outro post explicarei melhor).

CARBOIDRATOS: São alguns exemplos de carboidratos: farinhas, açúcares e claro, tudo o que for composto por eles. É o principal meio de energia utilizado pelo cérebro, por isso tem tanta importância na nossa alimentação. Além de que, se for totalmente excluído da dieta o corpo começa a retirar energia dos músculos = perda de massa magra e das gorduras. Porém não ache que isso é uma coisa boa! Quando o organismo retira energia (síntese de glicose) a partir de outras substâncias que não carbs., gera amônia (subst. tóxica ao organismo). Em alta concentração é armazenada como glicogênio(reserva hepática) ou, se em excesso como gordura (lipogênese). Cada alimento possui um Índice Glicêmico ( leiam o post), quanto mais alto o IG mais rapidamente será absorvido ( menos trabalho para o corpo = menor gasto de energia = maior nível de glicose no sangue = acúmulo em forma de gordurinhas).
A glicose tem uma variação normal plasmática(no sangue), se ficar acima do nível irá ser excretada pela urina(glicosúria - frequente em diabéticos), e se ficar abaixo do nível normal poderá prejudicar o metabolismo cerebral (lentidão, desânimo, sono, etc).

E por fim, PROTEÍNAS: São quebradas em aminoácidos. Em caso de excesso ocorrerá a Glicogênese (formação de glicose) e será armazenada como gordura. Na falta de carbs. será utilizada como energia(gliconeogênese = formação de amônia). Primeiramente são levados para o fígado para a produção de lipoproteínas (fazem o transporte dos lipídeos), proteínas do plasma, como a albumina, e fatores de coagulação. No sangue vão para todas as células do corpo, para a síntese de proteínas estruturais e funcionais (enzimas e hormônios).

Nenhum comentário: