sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A Pirâmide Alimentar Brasileira

A Pirâmide Alimentar Brasileira é composta por 4 níveis, sub-divididos em 8 partes.

Cada um desses níveis corresponde a um grupo de alimentos:
(Energéticos, Reguladores, Construtores e Energéticos extras).

Esses grupos são divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que eles devem ser ingeridos durante o dia.

Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos.

A dieta padrão estabelecida de 2000Kcal para indivíduos saudáveis se divide em:
Subgrupo 1 - arroz, pão, massa, batata, mandioca - 6 porções/dia (1 porção = 150Kcal)
Subgrupo 2 - frutas - 3 porções/dia (1 porção = 70Kcal)
Subgrupo 3 - legumes e verduras - 3 porções/dia (1 porção = 15Kcal)
Subgrupo 4 - carnes e ovos - 1 porção/dia (1 porção = 190Kcal)
Subgrupo 5 - leite, queijo, iogurte - 3 porções/dia (1 porção = 120Kcal)
Subgrupo 6 - feijões - 1 porção/dia (1 porção = 55Kcal)
Subgrupo 7 - óleos e gorduras - 1 porção/dia (1 porção = 73Kcal)
Subgrupo 8 - açúcares e doces - 1 porção/dia (1 porção = 110Kcal)
A soma dos vegetais (frutas, legumes e verduras) deve alcançar no mínimo 400g.

Lembre-se de que a inclusão de atividade física e consumo de água são essenciais para a manutenção de uma vida saudável.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Adoro!

Olá Pessoal!

Essa é uma listinha de alimentos que gosto em especial, tanto pelo sabor quanto pelos seus benefícios! Façam bom proveito! ;-)
  • Amêndoa doce - Rica em gorduras (da boa), fósforo, ferro cálcio e vits do complexo B (importante para o nosso metabolismo). Consuma cerca de 3 a 4 unidade nos horários de lanche.

  • Castanha do Pará - Rica em selênio (anticancerígeno, antioxidande- ótimo contra as rugas - melhora o sistema imunológico e ainda atua no funcionamento dos hormônios da tireóide), bom para as unhas, a sua deficiência as deixa fracas. 01 unidade por dia é o suficiente.

  • Linhaça - essa famosa sementinha já se tornou popular, e não é por menos. Rica em Ômega 3 é excelente para o coração, contém lignanas, que é bom para o intestino, atua tbm na proteção de doenças e função hormonal. Bom consumi-la moída para a absorção de todos seus benefícios.

  • Água - nem preciso dizer o porquê, afinal, foi sobre ela a primeira postagem. Beeeemmm gelada!!

  • Chocolate - siiiimmmmmm, chocolate!! Claro, de preferência o meio amargo, por conter mais cacau, uma beleza para a celulite e para combater os radicais livres. Mas manere na quantidade, ok?

  • Fibras - adoro no café da manhã! além de matar aquela fome matinal dão sensasão de saciedade por mais tempo. Com maçã e leite desnatado ou iogurte natural desnatado fica uma delícia.

  • Maçã, Laranja, Uvas, Pêra - não é só porque são saborosas que gosto, mas também por terem o IG baixo.

  • Feijão e Lentilha - também tem o IG baixo, combinados com arroz integral melhor ainda. A lentilha é boa para a ansiedade, tem efeito ansiolítico.

  • Iogurte natural desnatado - faço o meu com leveduras e leite desnatado, mais barato do que os de potinho e mais natural. Fica muito gostoso e é um ótimo lanche da tarde.